Loucura é o nome da busca : o mal em Com os meus olhos de cão, de Hilda Hilst
Resumo
Resumo: Hilda Hilst ficou popularmente conhecida a partir da publicação de O caderno rosa de Lori Lamby, que inicia uma sequência de lançamentos de textos considerados "obscenos". Contrariando a distinção estabelecida entre os seus textos, colocando de um lado os "textos sérios" e de outro os "textos obscenos", é que o presente trabalho visa investigar o espaço da obra Com os meus olhos de cão, lançada originalmente no ano de 1986. Temos por objetivo analisar as manifestações do Mal na referida obra e, para isso, partimos, principalmente, das ideias do pensador francês Georges Bataille. Ao longo de nossa análise, passamos por temas como a loucura, a escrita, a morte e o riso, considerados como elementos da transgressão que associamos ao Mal. A loucura, que abordamos como algo que acomete o protagonista da narrativa, também é um fio condutor em nosso estudo, atuando como uma espécie de caminho para se chegar àquilo que, neste trabalho, tomamos por bem chamar de Mal. Estabelecemos também diálogos com outras obras da escritora, em prosa de ficção e em versos, que estivessem em sintonia com o nosso objeto de pesquisa. Dessa forma, passamos por algumas temáticas que estão relacionadas tanto à loucura quanto ao Mal, assim como buscamos respaldo teórico em campos da filosofia e de outras linguagens, discutindo com outros pensadores e críticos contemporâneos que estudam essas vertentes. Abstract: Hilda Hilst became popular after the publication of Lori Lamby's Pink Notebook, beginning a sequence of releases of texts considered "obscene". Contrary to the distinction usually made, between her "serious" and "obscene" texts, this dissertation aims to investigate the place of Com os meus olhos de cão (With my dog's eyes), originally published in 1986. Our aim is to analyze the manifestations of Evil in this work, and to do so we draw mainly on the ideas of the French thinker Georges Bataille. Throughout our analysis, we go through themes such as madness, writing, death and laughter, considered to be elements of transgression that we associate with Evil. Madness, which we approach as something that affects the protagonist of the narrative, is also a guiding thread in our study, acting as a kind of pathway to arrive at what, in this work, we have chosen to call Evil. We also establish dialogues with other works by the writer, in prose fiction and verse, that were in tune with our research object. In this way, we go through some themes that are related to both madness and Evil, as well as seeking theoretical support in the fields of philosophy and other languages, dialoguing with other contemporary thinkers and critics who study these aspects.
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