dc.contributor.author | Loretta Derbli Durães da Luz Rosolem | |
dc.contributor.author | Anderson Roges Teixeira Góes | |
dc.date.accessioned | 2024-11-02T01:04:54Z | |
dc.date.available | 2024-11-02T01:04:54Z | |
dc.date.issued | 2023-02-13 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/91999 | |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a pesquisa em desenvolvimento no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR, que tem por objetivo principal desvendar subsídios para práticas de codocência na perspectiva da Educação Inclusiva para o ensino e aprendizagem de matemática por meio do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). A metodologia de pesquisa utilizada é de cunho qualitativo: documental, a partir dos documentos norteadores relacionados ao contexto da instituição pesquisada, legislações e análise bibliográfica das produções científicas sobre codocência e DUA; e de campo, por meio da intervenção pedagógica (DAMIANI, et al., 2013) a ser desenvolvida no decorrer do ano de 2023 em uma instituição de educação profissional. Como resultados parciais da pesquisa documental e bibliográfica percebeu-se o ineditismo da pesquisa e a necessidade de desenvolver ações pedagógicas que promovam a inclusão do maior número de estudantes, independente das suas especificidades. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | |
dc.title | DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E CODOCÊNCIA NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 4990 | |