Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKeith Morais
dc.contributor.authorElisangela de Campos
dc.contributor.authorPaula Couto
dc.date.accessioned2024-11-02T01:04:52Z
dc.date.available2024-11-02T01:04:52Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91993
dc.description.abstractEsta pesquisa de dissertação está organizada pelas concepções de pesquisa-ação de Thiollant (2011) e trata-se de uma sequência didática, com pelo menos três encontros, ministradas durante a disciplina optativa “Tópicos de Educação Matemática 1” do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo principal seria abordar questões de gênero e racial na formação de professores e como abordá-las no ensino básico, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e ancoradas em bell hooks (2019). À luz das concepções de Miguel e Miorim (2019) de História da Matemática; Biembengut (2021) de Modelagem Matemática e de Skovsmose (2011) de Educação Matemática Crítica; pretende-se abordar histórias de mulheres matemáticas que contribuíram para a astronomia. A partir delas, incitam-se as discussões de gênero e racial e a criação de situações-problemas em busca de Modelos Matemáticos. Espera-se que os licenciandos consigam resolvê-las utilizando-se de ferramentas matemáticas aprendidas durante o Ensino Básico.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
dc.titleNO MUNDO DA LUA: REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES NEGRAS MATEMÁTICAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4983


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples