dc.contributor.author | Alexandre Rodrigues da Conceição | |
dc.contributor.author | Leonir Lorenzetti | |
dc.date.accessioned | 2024-11-02T01:04:49Z | |
dc.date.available | 2024-11-02T01:04:49Z | |
dc.date.issued | 2023-02-01 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/91978 | |
dc.description.abstract | A produção acadêmica brasileira a respeito do Ensino por Investigação sofreu significativa expansão ao longo das décadas, transformando-o em uma tendência pedagógica atual no Ensino de Ciências. Diante desse contexto, essa pesquisa tem por objetivo investigação histórico-epistemológico da produção acadêmica brasileira sobre o Estilo de Pensamento em Ensino por Investigação. Para isso, será realizado uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte nos principais eventos da área das Ciências da Natureza e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Será realizado também entrevista com os/as pesquisadores/as que irão emergir do contexto investigado, os dados predominantemente qualitativos dessa pesquisa serão analisados à luz Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazii (2006). Portanto, espera-se por meio dessa pesquisa apresentar a comunidade de pesquisadores e professores saberes já construídos a respeito do Ensino por Investigação e novas perspectivas de pesquisa. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | |
dc.title | ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO BRASIL: EMERGÊNCIA, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 4962 | |