Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJuarês Jocoski
dc.contributor.authorNeila Tonin Agranionih
dc.date.accessioned2024-11-02T01:04:48Z
dc.date.available2024-11-02T01:04:48Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91977
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de resolução de problemas e construção de modelos matemáticos de crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental promovidos por práticas com Modelagem Matemática a partir do ciclo proposto por Blum e Leiβ (2007). A coleta de dados está sendo realizada com um grupo de crianças durante seu período de escolarização no 1º ano e no 2º ano dos Anos Iniciais, com gravações das aulas, registro de observações em um diário de campo e de fotografias das produções. A fase de análise dos dados terá como aporte teórico os trabalhos de Bogdan e Biklen (2010) e do instrumento REMMP (Rubrica para Avaliação de Processos de Modelagem Matemática) que permitirá caracterizar a Modelagem Matemática como um processo de constantes idas e vindas entre contextos reais e a matemática. As análises buscarão verificar se os sete componentes do REMMP são identificados no processo de tradução entre contextos do mundo real e matemático.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
dc.titleCONSTRUÇÕES DE MODELOS MATEMÁTICOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4959


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples