CONSTRUÇÕES DE MODELOS MATEMÁTICOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA
dc.contributor.author | Juarês Jocoski | |
dc.contributor.author | Neila Tonin Agranionih | |
dc.date.accessioned | 2024-11-02T01:04:48Z | |
dc.date.available | 2024-11-02T01:04:48Z | |
dc.date.issued | 2023-02-13 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/91977 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de resolução de problemas e construção de modelos matemáticos de crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental promovidos por práticas com Modelagem Matemática a partir do ciclo proposto por Blum e Leiβ (2007). A coleta de dados está sendo realizada com um grupo de crianças durante seu período de escolarização no 1º ano e no 2º ano dos Anos Iniciais, com gravações das aulas, registro de observações em um diário de campo e de fotografias das produções. A fase de análise dos dados terá como aporte teórico os trabalhos de Bogdan e Biklen (2010) e do instrumento REMMP (Rubrica para Avaliação de Processos de Modelagem Matemática) que permitirá caracterizar a Modelagem Matemática como um processo de constantes idas e vindas entre contextos reais e a matemática. As análises buscarão verificar se os sete componentes do REMMP são identificados no processo de tradução entre contextos do mundo real e matemático. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | |
dc.title | CONSTRUÇÕES DE MODELOS MATEMÁTICOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 4959 |