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dc.contributor.authorSandy Pereira
dc.contributor.authorElenilton Godoy
dc.date.accessioned2024-11-02T01:04:48Z
dc.date.available2024-11-02T01:04:48Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91975
dc.description.abstractO movimento de decolonialidade matemática consiste em uma proposta de mobilização epistemológica. Nesse sentido, o resumo expandido tem como objetivo apresentar como os conceitos decoloniais foram integrados com a Educação Matemática até o momento e perceber quais os avanços possíveis durante o período de desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, o projeto de pesquisa segue um direcionamento teórico em formato de tese multipaper. Vale ressaltar que os estudos permitem perceber a necessidade de aprofundamentos teóricos voltados para a Educação Matemática, revelando que a decolonialidade ganha evidência no campo educacional, no entanto são escassas as pesquisas teóricas que mostrem outros caminhos matemáticos que decolonizem práticas tão hegemônicas, para além de percursos etnomatemáticos.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
dc.titlePOSSIBILIDADES MATEMÁTICAS DECOLONIAIS EM SEUS ASPECTOS INTERCULTURAIS, EPISTEMOLÓGICOS E ETNOMATEMÁTICOS: POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO PRÁTICA SUBVERSIVA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4957


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