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dc.contributor.authorTamyris Silva
dc.contributor.authorTania Teresinha Bruns Zimer
dc.date.accessioned2024-11-02T01:04:47Z
dc.date.available2024-11-02T01:04:47Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91972
dc.description.abstractO estudo discute uma proposta de pesquisa que pretende analisar o que professores percebem sobre o brincar em aulas de Matemática nos anos iniciais, após realizarem uma formação que considera as percepções de crianças. A investigação, de natureza qualitativa, tem como campo de pesquisa uma escola do município de Curitiba e os participantes são professores dos anos iniciais e vinte e quatro crianças de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Considera-se a formação de professores um espaço que instiga o desenvolvimento de práticas valorativas nas escolas, capaz de propiciar discussões sobre o brincar como uma maneira para buscar a aprendizagem lúdica na relação com a matemática. Por fim, aborda-se questões metodológicas do estudo. Para tanto, obteve-se informações com as crianças, utilizando elementos geradores de informações como desenhos, fotografias e rodas de conversas. Pretende-se ainda, obter informações com docentes dos anos iniciais após realizarem uma proposição de formação de professores.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
dc.titlePOSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: NÃO DÁ PARA BRINCAR DE NADA QUE NÃO HÁ MATEMÁTICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4953


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