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dc.contributor.authorDaniel Heidemann
dc.contributor.authorLeonir Lorenzetti
dc.date.accessioned2024-11-02T01:04:47Z
dc.date.available2024-11-02T01:04:47Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91970
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de pesquisa de doutorado cujo objetivo principal é investigar de que modo os cursos de licenciatura em Física promovem uma formação que, efetivamente, leve em conta o papel da educação científica no exercício da cidadania. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram selecionados os cursos de licenciatura em Física presenciais ofertados por instituições federais do estado do Paraná (UFPR, UTFPR, IFPR). A investigação se dará em duas etapas principais. Inicialmente serão analisados os projetos político-pedagógicos dos cursos bem como suas ementas e programas de disciplinas, buscando por indicadores que possam caracterizar relações entre uma formação científica básica e o exercício da cidadania. Na sequência, serão enviados questionários e realizadas entrevistas com professores recém-formados por estas instituições, procurando entender de que modo levam em conta essa dimensão formativa em suas práticas e buscando perceber a influência de suas formações iniciais nestas escolhas.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
dc.titleRETRATOS DA CIDADANIA: PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4951


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