Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLucas de Siqueira
dc.contributor.authorEverton Bedin
dc.date.accessioned2024-11-02T01:04:46Z
dc.date.available2024-11-02T01:04:46Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91967
dc.description.abstractDiante do atual cenário de pesquisas vinculadas à Educação, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é importante para o amplo acesso a uma educação tecnológica. Entretanto, quando essas ferramentas são usadas sem um respaldo metodológico adequado e um planejamento que envolva a complexidade de se ensinar Ciência, as práticas docentes acabam ficando reduzidas a simples atividades que utilizam recursos tecnológicos, não traduzindo os conceitos de forma significativa e reflexiva aos alunos. Nesse campo, via modelo teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), traduzido no Brasil como Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, evidencia-se que é primordial para a formação docente que a relação entre os conhecimentos pedagógico, científico e tecnológico aconteça. Nessa pesquisa, avalia-se, via oficina tecnológica-pedagógica, realizada em 8 encontros, o uso das metodologias ativas em práticas de ensino tecnológicas baseadas nos princípios do perfil TPACK de Licenciandos em Física.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
dc.titlePRÁTICAS DIDÁTICAS BASEADAS NO PERFIL TEÓRICO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA À LUZ DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4945


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples