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dc.contributor.advisorMessagi Júnior, Mário, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorSchaffer, Bernardo Davipt_BR
dc.date.accessioned2024-10-29T14:32:27Z
dc.date.available2024-10-29T14:32:27Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91873
dc.descriptionOrientador: Mário Messagi Juniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O ensino de jornalismo no Brasil está passando por um momento de atualização a partir das novas diretrizes curriculares de 2009, que aguardam somente a aprovação do Conselho Federal de Educação para entrar em vigor. Nesse contexto cabe refletir a respeito da situação atual dos currículos, em busca de abrir novas perspectivas para o ensino. Este trabalho busca analisar como os currículos de Jornalismo atuais têm lidado com a relação teoriaprática. Para essa discussão, convocamos como fundamento uma teoria inspirada na crítica à ideologia da sociedade contemporânea realizada pela Escola de Frankfurt. O objetivo do trabalho é descobrir como as universidades brasileiras lidam com a dicotomia entre teoria e prática no ensino. Para isso, foram analisados os currículos de dez universidades federais brasileiras. Disso resultou a conclusão de que é necessária uma superação dialética das dicotomias do ensinopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJornalismo - Estudo e ensino - Recursos audiovisuaispt_BR
dc.titleA relação entre teoria e prática no ensino de jornalismopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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