dc.contributor.advisor | Messagi Júnior, Mário, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.creator | Schaffer, Bernardo Davi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T14:32:27Z | |
dc.date.available | 2024-10-29T14:32:27Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/91873 | |
dc.description | Orientador: Mário Messagi Junior | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O ensino de jornalismo no Brasil está passando por um momento de atualização a partir das novas diretrizes curriculares de 2009, que aguardam somente a aprovação do Conselho Federal de Educação para entrar em vigor. Nesse contexto cabe refletir a respeito da situação atual dos currículos, em busca de abrir novas perspectivas para o ensino. Este trabalho busca analisar como os currículos de Jornalismo atuais têm lidado com a relação teoriaprática. Para essa discussão, convocamos como fundamento uma teoria inspirada na crítica à ideologia da sociedade contemporânea realizada pela Escola de Frankfurt. O objetivo do trabalho é descobrir como as universidades brasileiras lidam com a dicotomia entre teoria e prática no ensino. Para isso, foram analisados os currículos de dez universidades federais brasileiras. Disso resultou a conclusão de que é necessária uma superação dialética das dicotomias do ensino | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo - Estudo e ensino - Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.title | A relação entre teoria e prática no ensino de jornalismo | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |