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dc.contributor.authorIsaac Matheus Batista
dc.date.accessioned2024-10-29T12:41:42Z
dc.date.available2024-10-29T12:41:42Z
dc.date.issued2015-09-23
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91849
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta os resultados obtidos por meio de uma pesquisa de iniciação científica promovida pelo programa PIBIC do CNPq. Criada na França durante o pós Segunda Guerra Mundial, a marca de moda Dior éatéhoje considerada uma das principais referências do consumo de luxo no mundo. Por meio de um estudo analítico, o qual encontra bases na semiótica de matriz barthesiana (PENN, 2002), pretendemos mostrar de que modo o Cinema contribuiupara a construção da imagem da marcaDiore como amarca,por outro lado, serviucomo suporte para a consagração de atrizes e filmes ao longo dos anos 1950 e 1960. Entendemos, então, que o Cinema deu uma importante contribuição à simbologia que hoje gravita em torno da marca Dior, ao sintetizar elementos da modernidade e do luxo tradicional num novo modelo de feminilidade que se consagrou na segunda metade do século XX. Compreendemos ainda que o diálogo entre Dior e o Cinema, especialmente nos primeiros 20 anos de existência da Maison, foi relevante tanto para a consagração de valores associados à marca quanto para a mitificação de atrizes que vestiram criações dessa Maisonnos filmes.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015)
dc.titleA NARRATIVA DA MARCA DIOR NA CINEMATOGRAFIA DAS DÉCADAS DE 1950 E 1960
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs97


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