dc.description.abstract | O presente texto discute, a partir de um Projeto de Extensão na área de WebRádio e WebTV, aovisar à integração de universidade, escolas especiais e sociedade. A partir de interesse dosalunos de diferentes faixas etárias e níveis de aprendizado, foram caracterizadas, definidas eelaboradas pautas de pesquisa que possibilitaram formatar os produtos de comunicação eproduzi-los com a supervisão dos professores envolvidos na proposta e a execução dosdiscentes vinculados ao curso de Jornalismo e de Cinema da UFPEL. Sendo assim, aestratégia adotada consiste em desenvolver atividades pedagógicas como metodologiaalternativa que permita a construção do conhecimento, sobretudo, na aplicação de ferramentasna área das Tecnologias de Comunicação e Informação, como forma de minimizar barreirascomunicativas das pessoas com deficiência visual. A utilização dos recursos e das técnicaspropiciou a interdisciplinaridade e a integração de várias áreas, mediante a orientação ecolaboração dos professores. Assim, acredita-se que a proposta de inclusão para as pessoascom deficiência necessita concretizar-se em todos os ambientes sociais. Conclui-se quetecnologia e teoria se aliam e refletem-se na interação com realidades distintas, sobretudo, nasuperação dos obstáculos e enfrentamento dos desafios que existem em torno da inclusão edas diferentes mudanças de terminologia das pessoas com deficiência. | |