dc.description.abstract | Aglobalização adentrou aomundo econômico e na cultura das pessoas noplaneta a partir do final do século XX comuma determinaçãoà qual nenhum governo ousou resistir. Ficar de fora dos mercados mundiais é a decretação de mortepara economias claudicantes de países em desenvolvimento bem como de países desenvolvidos.Junto com as crescentes demandas da competitiva economia capitalista neoliberal e seus ditames, surgiua necessidade da indústria de influenciar a formação educacional, orientando o ensino a qualificar trabalhadores que pudessem ocupar os cargos criados com os avanços da tecnologia. Os cursos tecnológicos passaram a ganhar destaque como solução de formação mais rápida, sendo inclusive alçados no Brasil ao statusde graduação,apostando-se na oferta de vagas do mercado de trabalho com salários e colocações melhores. A partir do fim da década de 1980, o Brasil passou a dar mais atenção a esse curso, até que em 1996 a Leide Diretrizes e Bases da Educação determinou a criação de cursostecnológicos de graduação. Embora tenha muitos pontos a favor, as críticas dizem respeito ao risco de desumanização e da criação de gerações acríticas. Este artigo pretende discutir a influência da globalização, a partir do final do século passado, como propulsora de mudanças no ensino com foco nos cursos tecnológicos. | |