Mostrar registro simples

dc.contributor.authorThais Carvalho
dc.date.accessioned2024-10-29T12:41:30Z
dc.date.available2024-10-29T12:41:30Z
dc.date.issued2015-09-23
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91807
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma análise sobre o programa Xou da Xuxa, exibido pela TV Globo entre 1986 e 1992, como um espaço de culto à cultura branca europeia e, consequentemente, de exclusão de outros espectros da população nacional. Os olhares locais e estrangeiros sobre o fenômeno Xuxaajudamacompreender por que a famíliabrasileirafoi tão fascinada pelaapresentadora. Porfim, serão analisados dois processos de exclusão no programa: a seleção para paquita, carreira dos sonhos de todas as meninas, alcançável apenas à pequena parcela que atendia ao padrão de beleza imposto (magra, pele clara, cabelos loiros e lisos) e a encenação da famosa música “Brincar de Índio”, em especial noepisódio emqueíndios foram convidadospara dançar com as paquitas. O objetivo, alcançado através da leitura detrabalhos sobre mídia e racismo, é problematizar o ideal de branqueamento do Brasil, que tem raízes históricas e se perpetua na televisão através de ídolos de traços europeus, e a ilusória democracia racial, representada por discursos de diversidade que naturalizam as diferenças sociais.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015)
dc.titleO “XOU DA XUXA” COMOREPRESENTAÇÃODO IDEAL DE BRANQUEAMENTO DO BRASIL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs131


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples