Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCaroline Nunes
dc.date.accessioned2024-10-29T12:41:26Z
dc.date.available2024-10-29T12:41:26Z
dc.date.issued2015-09-23
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91790
dc.description.abstractEste artigo apresenta questões relacionadas ao uso do método etnográfico na pesquisa comunicacional. Trabalhamos com um acontecimento específico, que é o show da Cachorro Grande, banda de rock formada em 1999, com a Orquestra de Câmara da ULBRA, formada em 1996, ocorrido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Fazendo uso de várias técnicas –da observação participante à entrevista–, nos apoiamos em autores como François Laplantine, Yves Winkin e Isabel Travancas para discorrer sobre o tema. Primeiramente, nos aproximamos do empírico, refletimos sobre ele, pensamos qual método mostra-se mais eficaz, após isso, tentamos criar a teoria do nosso objeto. Ainda, esclarecemos a pesquisa participante dentro da comunicação e porque optamos por esta metodologia. Em nosso caso, o método se mostra válido para a pesquisa proposta, a qual se desdobra inicialmente em levantamento bibliográfico, estudo detalhado do método, técnicas a serem utilizadas, instrumentos de coleta e finalmente a imersão e descrição do campo.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015)
dc.titleETNOGRAFIANA PESQUISACOMUNICACIONAL: A APLICAÇÃO DO MÉTODOEM SHOWS DE ROCK
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs114


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples