dc.description.abstract | Através de uma metodologia semiótica de matriz barthesiana, analisaremos dois filmes com os quais a marca de moda de luxo Dior se associou para construção do figurino das atrizes principais, com o propósito de disseminar a sua estética de moda, conhecida como New Look. Após isso, faremos a análise de duas publicidades televisivas de itens domésticos cujas modelos apresentaram um figurino inspirado nessa estética de moda. Por meio de uma comparação entre os filmes e as publicidades, observamos, aqui, as mudanças estéticas e contextuais sofridas pelo estilo New Look, inicialmente lançado pela Maison Dior, quando ele se massifica até camadas mais baixas no Ocidente, deixando de simbolizar apenas o poder e luxo europeus reiterados pela marca, para ajudar a construir a imagem de uma mãe e dona-de-casa de classe média, esforçada e submissa ao homem. Assim, pretendemos contribuir para uma visão mais ampla da moda dos anos 1950, através de uma abordagem que vai além do “eurocentrismo” e elitismo habituais na história da moda. | |