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dc.contributor.authorIsaac Batista
dc.date.accessioned2024-10-29T02:31:31Z
dc.date.available2024-10-29T02:31:31Z
dc.date.issued2016-08-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91773
dc.description.abstractAtravés de uma metodologia semiótica de matriz barthesiana, analisaremos dois filmes com os quais a marca de moda de luxo Dior se associou para construção do figurino das atrizes principais, com o propósito de disseminar a sua estética de moda, conhecida como New Look. Após isso, faremos a análise de duas publicidades televisivas de itens domésticos cujas modelos apresentaram um figurino inspirado nessa estética de moda. Por meio de uma comparação entre os filmes e as publicidades, observamos, aqui, as mudanças estéticas e contextuais sofridas pelo estilo New Look, inicialmente lançado pela Maison Dior, quando ele se massifica até camadas mais baixas no Ocidente, deixando de simbolizar apenas o poder e luxo europeus reiterados pela marca, para ajudar a construir a imagem de uma mãe e dona-de-casa de classe média, esforçada e submissa ao homem. Assim, pretendemos contribuir para uma visão mais ampla da moda dos anos 1950, através de uma abordagem que vai além do “eurocentrismo” e elitismo habituais na história da moda.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
dc.titleA MASSIFICAÇÃO DO ESTILO NEW LOOK, DOS ANOS 1950: MUDANÇAS CONTEXTUAIS, ESTÉTICAS E SIMBÓLICAS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs91


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