Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAna Melech
dc.date.accessioned2024-10-29T02:31:29Z
dc.date.available2024-10-29T02:31:29Z
dc.date.issued2016-09-13
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91763
dc.description.abstractO presente artigo busca uma reflexão sobre o papel da Revista da Semana como um produto comunicativo que inovou e inseriu aspectos técnicos do jornalismo de revista no Brasil. Seu projeto gráfico inovador possibilitou a divisão da revista em editorias o que segmentou os assuntos por área de interesse, a revista também permitia a atuação de mulheres em seu corpo editorial, fato raro no início dos anos 1900. Outra inovação da revista foi a utilização da fotografia como um critério informativo. A análise aqui apresentada deu-se a partir da observação das edições dos anos de 1900 até a 1930, assim como de sua última edição de 1959. A escolha desse corpus deveu-se também ao período anterior ao surgimento da revista O Cruzeiro, que inicia suas atividades em 1928. Após a observação dos aspectos gráficos e textuais da Revista da Semana, percebeu-se o seu ineditismo como meio jornalístico de vanguarda.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
dc.titleREVISTA DA SEMANA: PRECURSORA DO JORNALISMO DE REVISTA BRASILEIRO
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs299


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples