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dc.contributor.authorThiago Aguiar
dc.contributor.authorSionelly Leite
dc.contributor.authorHertz Camargo
dc.date.accessioned2024-10-29T02:31:29Z
dc.date.available2024-10-29T02:31:29Z
dc.date.issued2016-08-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91758
dc.description.abstractA sintaxe da Umbanda não é composta somente de palavras (em discursos, orações e letras das canções), mas sim pelo conjunto no qual incluem-se ritos e objetos carregados de simbologias, o sincretismo com outras religiões (catolicismo, espiritismo, candomblé e hinduísmo), a dança dos corpos como expressão viva da espiritualidade, o chamado ancestral dos atabaques, as manifestações e falas de caboclos e caboclas, pretas e pretos velhos, exus; e se completa com a participação da assistência (o público consulente) que busca a cura física, espiritual ou a solução de problemas de ordem pessoal ou de práticas cotidianas da vida em sociedade. Cada gira (nome dado ao culto na Umbanda) encena, compacta e complexamente, a história, os dramas, os conflitos de classes, os anseios e o imaginário brasileiros, inscrita em luz, som e movimento sobre os corpos-mídia dos médiuns. A partir da metodologia da observação participativa, dos estudos do ritual e da análise do registro fotográfico de uma gira, este artigo tem como objetivos principais traçar um breve panorama da Umbanda no Brasil e em Curitiba; relacionar a estética da religião e Antropologia do Consumo; mas, principalmente, apresentar a Umbanda como campo de investigação interdisciplinar. Os resultados apontaram para os estudos do corpo mediúnico como mídia, pois complexamente concatena linguagem, mensagem e imaginário numa estética singular.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
dc.titleLUZ, SOM E MOVIMENTO: CONSUMO RITUAL E A ESTÉTICA DO IMAGINÁRIO NA UMBANDA EM CURITIBA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs290


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