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dc.contributor.authorJuliana Blume
dc.date.accessioned2024-10-29T02:31:27Z
dc.date.available2024-10-29T02:31:27Z
dc.date.issued2016-08-23
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91741
dc.description.abstractDonald Trump é um dos candidatos à presidência americana mais improváveis das últimas décadas, mas sua campanha tem sido um estrondoso sucesso que superou as expectativas de especialistas políticos. O objetivo do trabalho é identificar e compreender os símbolos e mitologias políticas presentes no discurso de Trump e seus impactos na imaginação social de seus apoiadores. A metodologia de pesquisa inclui análise bibliográfica e estudo de caso de dois discursos do candidato: o que em a candidatura foi a anunciada, de junho de 2015, e o que Trump foi confirmado como candidato do partido Republicano, em julho de 2016. A pesquisa se baseou nos conceitos de símbolos de Jung (1964), mito e mitificação política de Girardet (1987), Campbell (2007) e Eliade (1972), imaginação social de Baczko (1985) e de alteridade de Burke e Luckmann (1985). A conclusão é que apesar do desempenho de Trump parecer à primeira vista caótico e absurdo, o candidato tem, com a ajuda de símbolos e mitologia, baseado sua campanha no mito da Idade de Ouro e no mito do Complô, prometendo um retorno aos “bons tempos” de uma era passada e apresentando-se como o líder que reconduzirá o povo norte-americano de volta à grandiosidade econômica e à segurança contra inimigos externos.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
dc.titleA PROMESSA DO RETORNO À IDADE DE OURO – MITOLOGIAS POLÍTICAS UTILIZADAS POR DONALD TRUMP NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2016
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs268


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