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dc.contributor.authorAna Maoski
dc.date.accessioned2024-10-29T02:31:25Z
dc.date.available2024-10-29T02:31:25Z
dc.date.issued2016-08-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91728
dc.description.abstractEste artigo investiga a reprodução social do imaginário da loucura na telenovela brasileira. Parte, para tanto, da análise do enredo que cerca uma das primeiras personagens identificada como portadora de um transtorno mental na ficção televisiva: Lara de Irmãos Coragem (1970-71), que sofre do transtorno dissociativo de identidade – mais conhecido como múltiplas personalidades. Considera-se que a telenovela é um produto de extrema relevância sociocultural no país e que cria intersecções entre a realidade e a ficção. Ao se apropriar das questões do social, incorpora tais temas a um produto de entretenimento – o que permite a naturalização de aspectos que costumam ser marginalizados, em se tratando da problemática dos transtornos mentais. Sendo assim, as representações da teledramaturgia se constroem com base nos imaginários compartilhados pelos indivíduos que constituem o tecido social, reforçando algumas visões e, ao mesmo tempo, inserindo novas perspectivas de abordagem. Apresenta-se aqui quais são as questões exploradas pelatelenovela em análise, e de que maneira os discursos presentes nos enunciados dialogam com seus contextos e rotinas de produção.Palavras-chave: Comunicação; Telenovela; Imaginário; Loucura; Transtornos mentais.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
dc.titleLARA, DIANA E MÁRCIA: UM TRÍPLICE MARCO NA REPRESENTAÇÃO DA LOUCURA NA TELENOVELA BRASILEIRA. UM ESTUDO SOBRE IRMÃOS CORAGEM (1970-71)
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs243


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