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dc.contributor.authorKatia Mulik
dc.contributor.authorBárbara Malcut
dc.date.accessioned2024-10-29T02:31:25Z
dc.date.available2024-10-29T02:31:25Z
dc.date.issued2016-08-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91727
dc.description.abstractEste trabalho busca colaborar com a interface comunicação e educação sugerindo a utilização de publicidades em sala de aula. Para isso, inicialmente são apresentados os conceitos de publicidade e propaganda (SANT’ANNA, BIGAL, SANTAELLA E NORTH), assim como a multimodalidade da comunicação (HEMAIS). Em seguida, são abordados os multiletramentos (LEMKE) e a mídia-educação (FANTIN, BUCKINGHAM). A partir de tais conceitos, são sugeridas três atividades pedagógicas nas quais é possível utilizar publicidades em contexto escolar, em uma perspectiva de letramento crítico, na qual o aspecto de prática social da mídia-educação é fomentado. Os exemplos são direcionados à disciplina de Língua Portuguesa, mas não se limitam a tal, podendo ser adaptados a outras áreas do conhecimento. As conclusões referem-se a análises de que o ambiente escolar é permeado por comunicações multimodais e, portanto, devem promover multiletramentos. Publicidades audiovisuais e estáticas são compreendidas como estruturas que podem colaborar com a formação dos estudantes nas instâncias de provisão, de proteção e de participação midiáticas.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
dc.titleO TEXTO PUBLICITÁRIO NO CONTEXTO ESCOLAR: PROMOVENDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO E CIDADANIA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs240


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