dc.description.abstract | A avaliação no Ensino Superior, especialmente as ferramentas de larga escala, como o Enade, vêm apresentando resultados de classificação de cursos e instituições. Por outro lado, há poucos elementos efetivos de ação no que se refere ao feedback dado por estes instrumentos, e nota-se um foco maior na mensuração do que no caráter educativo dos processos avaliativos. Para este trabalho, buscamos compreender a possível contribuição educativa das questões discursivas das provas do Enade 2012 e 2015 para os cursos de Publicidade e Propaganda à reflexão crítica do/a estudante com relação à mídia e à sua atuação como futuro/a publicitário/a perante a sociedade. Para isso, o trabalho apoia-se no método da análise documental, utilizando a perspectiva pragmática da linguagem como olhar de interpretação das questões. Os resultados apresentam uma cisão entre as questões de formação geral e o componente específico, e conclui que é preciso proporcionar ao aluno uma maior reflexão sobre a atuação da publicidade na sociedade, e não apenas o inverso, como apresentado nos enunciados das questões. | |