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dc.contributor.authorGabrielle Staniszewski
dc.date.accessioned2024-10-29T02:31:24Z
dc.date.available2024-10-29T02:31:24Z
dc.date.issued2016-08-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91714
dc.description.abstractA avaliação no Ensino Superior, especialmente as ferramentas de larga escala, como o Enade, vêm apresentando resultados de classificação de cursos e instituições. Por outro lado, há poucos elementos efetivos de ação no que se refere ao feedback dado por estes instrumentos, e nota-se um foco maior na mensuração do que no caráter educativo dos processos avaliativos. Para este trabalho, buscamos compreender a possível contribuição educativa das questões discursivas das provas do Enade 2012 e 2015 para os cursos de Publicidade e Propaganda à reflexão crítica do/a estudante com relação à mídia e à sua atuação como futuro/a publicitário/a perante a sociedade. Para isso, o trabalho apoia-se no método da análise documental, utilizando a perspectiva pragmática da linguagem como olhar de interpretação das questões. Os resultados apresentam uma cisão entre as questões de formação geral e o componente específico, e conclui que é preciso proporcionar ao aluno uma maior reflexão sobre a atuação da publicidade na sociedade, e não apenas o inverso, como apresentado nos enunciados das questões.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
dc.titleApontamentos sobre as questões discursivas do Enade 2012 e 2015 para os cursos de Publicidade e Propaganda
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs220


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