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dc.contributor.authorTARCIS JUNIOR
dc.date.accessioned2024-10-29T02:31:23Z
dc.date.available2024-10-29T02:31:23Z
dc.date.issued2016-08-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91704
dc.description.abstractNo momento político que vive o Brasil dos anos 2015 e 2016 em que se desenvolve o processo de impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff, algumas páginas foram criadas no facebook (rede social digital) em apoio ao juiz Sergio Moro (à frente da operação Lava Jato). Essas postagens (incluindo textos, figuras e espaço para comentários) sugerem a elevação da figura do magistrado à condição de herói (segundo Campbell). Este artigo propõe algumas reflexões sobre o imaginário (em Maffesoli e Silva) nas redes sociais utilizando algumas postagens da página “Juiz Sérgio Moro – o Brasil está com você” no facebook. A metodologia utilizada foi a análise de cinco postagens da página objeto de estudo onde se procurou identificar se a condição de herói de Moro na web poderia também ser produto do imaginário “offline”. As análises mostram que a figura do herói na rede é a mesma do imaginário fora dela, só que customizada, moldada (e aperfeiçoada) por meio dos recursos tecnológicos que o dispositivo proporciona (mas não é por eles determinada).
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
dc.titleO HERÓI MORO NO FACEBOOK Reflexões sobre o imaginário
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs198


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