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dc.contributor.authorFelipe Soares
dc.date.accessioned2024-10-29T02:31:21Z
dc.date.available2024-10-29T02:31:21Z
dc.date.issued2016-08-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91691
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo atualizar a fala mítica felicidade enquanto uma mercadoriaprovisória na contemporaneidade, analisando-a a partir de sua estética estilística e simbólica dascores, por sua vez atreladas às suas formas de consumo representadas pelos personagens de AEspuma dos dias (L’écume des jours, 1947), de Boris Vian (1920-1959) e da obra cinematográficade mesmo título de 2013 de Michel Gondry. Para tanto, a análise empregada ampara-se às teoriasliterárias, da comunicação, semióticas, simbólicas e mitológicas (em Compagnon, Sant‟Anna,Benardet, Blanchot, Barthes e Chevalier), bem como esta se perfila às concessões históricas,econômicas e estereótipos culturais avaliadas das obras elencadas. Desse modo, constatando-se que,a estética surreal de ambas as narrativas é organizada conforme a consumação de emoções dossentimentos de suas personagens, logo se sugere haver nessas linguagens (literária e fílmica) arepresentação de um sistema simbólico responsável pela arquitetura narrativa na qual aspersonagens transitam, portanto, sujeita ao êxtase ou a refração sentimental de suas protagonistas.Nesse sentido, do mapeamento estilístico e simbólico realizados, tem-se estabelecida nacontemporaneidade a fala mítica felicidade atravessando as obras citadas como uma mercadoriasimbólica, ou seja, um bem provisório nos jogos de consumo que constitui as narrativas literária efílmica de empreendidas.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
dc.titleFELICIDADE EXTRAVIADA: UMA MERCADORIA NOS JOGOS DE CONSUMO DE A ESPUMA DOS DIAS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs173


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