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dc.contributor.authorSandra Terezinha Malysz
dc.creatorUnespar
dc.date.accessioned2024-10-29T02:08:04Z
dc.date.available2024-10-29T02:08:04Z
dc.date.issued2019-10-09
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91668
dc.description.abstractOs estudos do meio como atividade pedagógica corroboram para um ensino de Geografia mais dinâmico, motivador, favorecendo o pensar geograficamente. No entanto, é uma metodologia pedagógica que nem sempre é bem aceita nas escolas pela complexidade da sua organização. Neste contexto, esta pesquisa foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o debate sobre os estudos do meio, a partir da reflexão sobre o desenvolvimento de uma atividade de ensino com alunos dos 6ºs anos na disciplina de Geografia, em uma escola no município de Campo Mourão/PR. O trabalho realizado se pautou: na aprendizagem dos alunos sobre a Geografia do município, com a apreensão de conceitos geográficos e a construção de novos conhecimentos a partir do espaço da cidade e; na necessidade da professora em conhecer melhor os alunos, o local de moradia e a mobilidade para estudar, considerando o georreferenciamento escolar e que os fatores socioeconômicos interferem na aprendizagem. O estudo sobre o georreferenciamento escolar, realizado a partir de questionários, revelou que os alunos da turma, diferente do que se sabia, moravam na sua maioria em lugares distantes do colégio, estando em desacordo com o georreferenciamento escolar adotado pelo colégio, levando ao questionamento do porque isto tem ocorrido. O estudo do meio foi articulado a outras metodologias/linguagens, como a cartografia escolar e o desenho. Os resultados confirmaram a importância dos estudos do meio enquanto prática pedagógica no ensino de geografia, principalmente por possibilitar a articulação entre o conhecimento do cotidiano e o conhecimento científico e favorecer as abstrações. Associado ao estudo do meio, o trabalho com o olhar do aluno sobre a paisagem dos diferentes bairros de residência destes, confirmou que a paisagem é percebida de forma diferente pelos indivíduos e favoreceu a discussão sobre as diferentes paisagens urbanas. A atividade de campo proporcionou ainda o trabalho com aspectos da cartografia escolar voltados para o estudo interativo do mapa, e sua importância para orientação, localização e espacialização de fenômenos geográficos. Com esta pesquisa, visamos fomentar o debate para a efetiva inclusão do estudo do meio no currículo escolar.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectAula de campo
dc.subjectDesenho
dc.subjectCartografia escolar
dc.subjectGeorreferenciamento escolar
dc.titleO ESTUDO DO MEIO E A PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2896


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