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dc.contributor.authorGiovana Eckert
dc.contributor.authorJanderson Marx
dc.contributor.authorRuben Boelter
dc.date.accessioned2024-10-29T02:08:02Z
dc.date.available2024-10-29T02:08:02Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91660
dc.description.abstractA destruição de habitats ocasionada pela exploração, desmatamento, e crescimento demográfico faz com que muitos animais, dentre eles, peçonhentos, migrem para os centros urbanos, gerando acidentes que colocam em risco tanto as populações humanas quanto a sobrevivência das próprias espécies, as quais são culturalmente acometidas por preconceitos e desinformações. A partir dessa problemática e da demanda da escola de atuação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo - RS, elaborou-se uma oficina para oitenta e um alunos das turmas de quarto e quinto ano do ensino fundamental no turno da tarde. A atividade voltou-se a prevenção de acidentes, comportamento e morfologia dos animais peçonhentos, enfatizando principalmente as questões relacionadas a educação ambiental, preservação de habitats e importância biológica dessas espécies, a fim de desmistificar tabus presentes nas concepções dos alunos, oriundos de histórias, filmes e saberes populares. O planejamento iniciou-se com a coleta de dúvidas dos alunos, as quais foram classificadas e respondidas ao longo da oficina. Estas dúvidas, se resumiram principalmente em curiosidades morfológicas e sobre a peçonha, como, por exemplo, “a espécie mais peçonhenta do mundo”. Como parte da prática, foram utilizados exemplares da coleção didática da Universidade (serpentes, aranhas e escorpiões mais comuns regionalmente), além de informações complementares, como medidas preventivas de controle e prevenção de acidentes. Partindo do pressuposto que o tema animais peçonhentos é muito amplo, as perguntas dos alunos foram extremamente importantes para direcionar a oficina e torná-la, além de informativa e sensibilizadora, atrativa para os alunos. Com a oficina, tornou-se perceptível a falta de conhecimento dos alunos sobre o tema, além da curiosidade e o medo que os mesmos possuíam, demonstrando a carência das abordagens desse tema nas escolas. Enfatiza-se, ainda, o papel da Educação Ambiental na ressignificação dos conceitos que os alunos trazem, promovendo, através da conscientização e sensibilização, a um convívio cada vez mais harmônico com essas espécies, como consequência, sua preservação.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectanimais peçonhentos
dc.subjectensino fundamental
dc.subjectpreservação
dc.subjecteducação ambiental.
dc.titleANIMAIS PEÇONHENTOS: DESMISTIFICANDO-OS ATRAVÉS DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2880


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