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dc.contributor.authorRenata Vieira
dc.contributor.authorAna Schirlo
dc.contributor.authorMarceli Goulart
dc.date.accessioned2024-10-29T02:08:01Z
dc.date.available2024-10-29T02:08:01Z
dc.date.issued2019-10-09
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91659
dc.description.abstractA disciplina Matemática pode ser ensinada de maneira criativa, onde o aluno compreenda os conteúdos através de atividades lúdicas. Diante do exposto, esse artigo apresenta uma oficina com o jogo Torre de Hanói, visando responder ao questionamento: O jogo Torre de Hanói pode contribuir para trabalhar raciocino lógico e a função matemática de movimentos mínimos? Para responder tal questionamento, a bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desenvolveu a Oficina Torre de Hanói, ao qual foi aplicada para os alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Instituto de Educação Professor Cesar Prieto Martinez, localizado no município de Ponta Grossa-PR. Tal oficina teve por objetivo compreender a função exponencial que representa os movimentos mínimos do jogo Torre de Hanói. Ressalta-se que os resultados foram eficientes, uma vez que foi possível relacionar o conteúdo de função aos movimentos mínimos das jogadas para a efetivação do jogo Torre de Hanói.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectTorre de Hanói
dc.subjectFunção
dc.subjectMovimento mínimo
dc.titleTORRE DE HANÓI E FUNÇÃO DOS MOVIMENTOS MÍNIMOS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2876


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