Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMahara Soares Santos
dc.contributor.authorEduarda Costa Simões
dc.date.accessioned2024-10-29T02:08:00Z
dc.date.available2024-10-29T02:08:00Z
dc.date.issued2019-10-07
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91655
dc.description.abstractDemonstraremos a percepção docente por duas discentes que não haviam entrado em uma sala de aula, este ingresso em sala de aula foi possível através do PIBID. Começamos nossa iniciação a docência na escola Dr Fernando Correa Ribas. Iniciamos em uma turma de sétimo ano com 11 alunos matriculados e 6 que frequentam a aula. A escola possui uma infraestrutura pequena e em uma comunidade carente, estes fatores os tornam uma comunidade unida e que auxilia extraclasse. A falta de experiência, e mesmo com o auxílio dos professores que participam do PIBID e com nossa professora supervisora da escola, Maura Liliana Vieira Jorge, que sempre nos fez participativos. Desenvolvemos aulas de língua materna podendo escolher o conteúdo através de gêneros (Português/ Literatura) visando desenvolver uma atividade de cunho social ao final. Escolhemos então trabalhar com o gênero Carta, foi escolhido um gênero totalmente reverso aos dias atuais de pura tecnologia com visão de desafio, propondo ao final a produção de uma capsula do tempo com as cartas escritas pelos alunos. Não era exigência, porém optamos por seguir o curso do material que já estava sendo trabalhado por eles, sendo esse a linguagem formal e informal da língua. Assim realizamos o trabalho de ensinar sobre o gênero carta, propor a escrita de uma carta formal (direção da escola) e uma informal destinada a eles mesmos no futuro, e por fim a montagem de uma cápsula do tempo com as cartas informais para eles abrirem no ano de 2021 quando deverão estar no nono ano. O objetivo é apresentar as atividades que desenvolvemos com os alunos,e como eles estão tornando- se uma turma e como esses seis alunos tornaram-se uma turma. Os resultados mesmo com a falta de experiência tornaram-se excelentes tanto para as discentes quanto para a escola onde foram inseridas, podendo concluir-se que o projeto proporcionou uma experiencia extremamente significativa para estudantes de uma licenciatura. Palavras chave: docência, PIBID, percepção, experiência, desenvolvimento.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectdocência
dc.subjectPIBID
dc.subjectpercepção
dc.subjectexperiência
dc.subjectdesenvolvimento
dc.titlePercepção inicial da docência.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2867


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples