Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVander Poersch Kerkhoff
dc.contributor.authorAna Schreder
dc.contributor.authorTalya Ledesma Henzel
dc.contributor.authorRosângela Matos Uhmann
dc.contributor.authorTiago Silveira Ferrera
dc.date.accessioned2024-10-29T02:08:00Z
dc.date.available2024-10-29T02:08:00Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91654
dc.description.abstractResumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um importante Programa de aporte e incentivo à prática da docência desde o início da licenciatura, perpassando espaço e tempo formativo. Formar professores é uma tarefa intrinsecamente complexa, pois precisa relacionar teoria e prática escolar. Este trabalho tem por objetivo trazer a vivência ocorrida devido inserção no PIBID Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. As ações vão desde o planejamento, observação e inserção nas aulas em contexto escolar, passando pela avaliação quanto à execução das práticas pedagógicas, fundamentação teórica, palestras, oficinas dentre outras. Neste sentido, uma das práticas pedagógicas deste trabalho diz respeito à separação de misturas e outra sobre as plantas avasculares (Briófitas) desenvolvidas em escola pública da Educação Básica pelos pibidianos/licenciandos. O que requer entender que as formas de trabalho por serem múltiplas no Programa, abraçam as escolas (de Ensino Fundamental e Médio) e vice-versa no empenho formativo dos licenciandos em formação do Curso de Ciências Biológicas. Portanto, as ações do PIBID têm priorizado reflexões coletivas em torno de temáticas pedagógicas de atualização e de enfrentamento à educação tradicional, produção de relato de práticas e uso do Diário de Bordo (DB). Um processo de reflexão e de discussão crítica repercutindo nas atividades de ensino e no diálogo com os professores das escolas melhorando a prática docente. São atividades que contribuem com a práxis da docência, visto o envolvimento na escrita de relatos, bem como no estudo dirigido sobre as perspectivas teóricas, auxiliando e dinamizando as práticas pedagógicas em sala de aula, o que ajuda a melhorar a formação dos licenciandos.Palavras-chave: Práticas Pedagógicas,PIBID, Contexto Escolar,Formação Docente.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectPráticas Pedagógicas;PIBID
dc.subjectContexto Escolar;Formação Docente;
dc.titleA IMPORT NCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2866


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples