dc.description.abstract | Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um importante Programa de aporte e incentivo à prática da docência desde o início da licenciatura, perpassando espaço e tempo formativo. Formar professores é uma tarefa intrinsecamente complexa, pois precisa relacionar teoria e prática escolar. Este trabalho tem por objetivo trazer a vivência ocorrida devido inserção no PIBID Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. As ações vão desde o planejamento, observação e inserção nas aulas em contexto escolar, passando pela avaliação quanto à execução das práticas pedagógicas, fundamentação teórica, palestras, oficinas dentre outras. Neste sentido, uma das práticas pedagógicas deste trabalho diz respeito à separação de misturas e outra sobre as plantas avasculares (Briófitas) desenvolvidas em escola pública da Educação Básica pelos pibidianos/licenciandos. O que requer entender que as formas de trabalho por serem múltiplas no Programa, abraçam as escolas (de Ensino Fundamental e Médio) e vice-versa no empenho formativo dos licenciandos em formação do Curso de Ciências Biológicas. Portanto, as ações do PIBID têm priorizado reflexões coletivas em torno de temáticas pedagógicas de atualização e de enfrentamento à educação tradicional, produção de relato de práticas e uso do Diário de Bordo (DB). Um processo de reflexão e de discussão crítica repercutindo nas atividades de ensino e no diálogo com os professores das escolas melhorando a prática docente. São atividades que contribuem com a práxis da docência, visto o envolvimento na escrita de relatos, bem como no estudo dirigido sobre as perspectivas teóricas, auxiliando e dinamizando as práticas pedagógicas em sala de aula, o que ajuda a melhorar a formação dos licenciandos.Palavras-chave: Práticas Pedagógicas,PIBID, Contexto Escolar,Formação Docente. | |