Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAdrieli Fusão
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:58Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:58Z
dc.date.issued2019-10-11
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91650
dc.description.abstractEste trabalho relata a experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Regional de Blumenau - PIBID/FURB, em duas turmas do ensino fundamental de uma escola municipal de Blumenau sobre o ensino do Flag Football nas aulas de Educação Física, totalizando até o momento 8 aulas, e que terá continuidade ao decorrer do bimestre. Apresentamos aos alunos as propostas que a da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dispõem para ser estudada na faixa etária deles e de forma democrática escolheram a unidade temática esportes e objeto de conhecimento esportes de invasão. Iniciamos apresentando algumas modalidades dos esportes de invasão e os alunos optaram pela prática do Flag Football pela curiosidade pelo jogo. A partir de uma conversa inicial com os alunos percebemos que muitos não sabiam da existência desta modalidade e que nenhum aluno conhecia alguém que praticava esse esporte tão diferente, assim teríamos que buscar juntamente com eles as informações mais básicas sobre o esporte. Iniciamos as aulas apresentando um vídeo de um jogo de Flag Football e em seguida separamos os alunos em grupos e pedimos para que pesquisassem, na sala de informática, um pouco sobre a história do jogo, curiosidades e mais vídeos. Após a conclusão da pesquisa, os alunos compartilharam entre si o que pesquisaram, para todos entenderem melhor como funciona o jogo. Propusemos às duas turmas que criassem um painel com as informações obtidas. Ao final da busca pelo conhecimento conceitual, iniciamos as práticas adaptadas para a escola de forma lúdica, onde identificamos que o elemento básico para entendimento do jogo é a Flag. Utilizamos panos de TNT contidos na escola para representar as Flags nas atividades que foram presos no elástico da calça dos alunos, assim pudemos adaptar algumas brincadeiras como: pega-rabo, pique-bandeira, mãe de rua, ovo choco, entre outras, que incluíam elementos do esporte, incentivando o passe da bola, o trabalho em equipe e o entendimento que para parar a jogada é necessário capturar a Flag. Ao final da prática, pretendemos realizar uma avaliação, que será feita através de um jogo de tabuleiro sobre o Flag, que estamos construindo em um projeto feito pelo PIBIB e o Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (EFEX) ambos da FURB. Nosso objetivo é identificar se os alunos conseguiram compreender a temática, com uma avaliação mais lúdica, assim como as aulas desenvolvidas. A prática do Flag Football está possibilitando a nós bolsistas e aos alunos uma gama de conhecimentos práticos e conceituais, além de que está nos permitindo aprender mais sobre um esporte desconhecido por muitos. Além de fundamentação teórica para nossa didática, foram necessárias diversas pesquisas para sistematização das aulas, o que nos instigou a aperfeiçoarmos cada vez mais nossa formação acadêmica e o processo de ensino-aprendizagem que somente a prática proporciona.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectFlag Football
dc.subjectPIBID
dc.subjectEducação Física.
dc.titleO ENSINO DO FLAG FOOTBALL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PIBID/FURB
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2856


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples