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dc.contributor.authorGilson Faria Albuquerque
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:58Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:58Z
dc.date.issued2019-10-11
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91649
dc.description.abstractO desafio de ensinar uma nova língua é tópico de discussão entre teóricos há muitas décadas. A tentativa de encontrar um método de ensino que seja mais eficiente se estende e permeia diversas correntes de ensino. Desde o séc. XIV, com a aplicação do “método” Grammar Translation, que compreendia que o aprendizado de línguas seria mais eficiente se o aluno conhecesse a fundo as estruturas gramaticais da língua alvo; passando por métodos voltados à comunicação (Oral approach, por exemplo) e até métodos indutivos (Silent Way), nunca houve consenso sobre qual a forma de ensino absoluta, aquela que fosse mais eficiente na tarefa de ensinar uma língua. Isso se deve pelo fato de que cada método se preocupa com determinada (ou determinadas) capacidade(s) do falante (comunicação, escrita, leitura, compreensão), não possibilitando uma abordagem completa e que se encaixe com as necessidades e diferenças de aprendizado de cada indivíduo. O pós-método é um não-método, uma tentativa de libertar o professor das correntes propostas pelos métodos – tradicionais e não tradicionais. Kumaravadivelu (2001) compreende que não utilizar métodos na sala de aula pode ser perigoso e gerar uma série de complicações no ensino. Contudo, o autor defende que não há necessidade dos docentes se preocuparem em criar um método e nem se prender nele. O que o professor deve fazer, no entanto, é ser autônomo, manter um critério coerente de ensino e se moldar conforme as necessidades de seus discentes. Para isso, Kumaravadivelu defende o ensino engendrado em três parâmetros – ou princípios –: o parâmetro da particularidade (cada turma tem suas particularidades), o parâmetro da prática (os teóricos partem de um ideal de sala de aula, mas o que ocorre na prática é que deve ser levado em conta pelo professor) e o parâmetro da possibilidade (fazer uso das experiências dos aluno para ter a oportunidade de discutir problemas políticos e sociais). Este trabalho é um relato de experiência da aplicação do pós-método e dos parâmetros defendidos por Kumaravadivelu nas aulas de língua inglesa de 6º ano, ministradas durante o programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) no Colégio Estadual João Turin, no ano de 2019. Os participantes do programa fizeram uso de jogos, música, brincadeiras, atividades físicas e uso de outros materiais pedagógicos para coletivamente suprir as necessidades individuais dos alunos. Este trabalho não dispõe de resultados quantitativos no momento da escrita do resumo, visto que a aplicação do pós-método segue em curso. Esperasse que ao final do ano letivo os alunos tenham tido uma experiência de aprendizado positiva e com ganhos importantes em sua formação em relação à língua inglesa.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectPós-método
dc.subjectPrograma PIBID
dc.subjectEnsino de Língua Inglesa.
dc.titlePIBID EM LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO 'PÓS-MÉTODO' NO ENSINO FUNDAMENTAL I
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2855


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