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dc.contributor.authorGilmara Castro
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:57Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:57Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91646
dc.description.abstractProcessos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino fundamental e Educação Infantil RESUMO Um dos processos ensino aprendizagem , de suma importância é a ludicidade, isto é, jogos e brincadeiras. Entendendo que tais recursos devem ser usados como facilitadores da aprendizagem. Essas estratégias envolvendo a ludicidade é fundamental para o professor da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os jogos e brincadeiras na prática do professor, favorecem aprendizagem dos alunos ,pois fazem parte da sua natureza. O professor ao usar esses recursos, ao fazer essa abordagem, irá compreender de maneira mais prazerosa e será aceito com mais facilidade e consequentemente ficarão motivados e interessado nos conteúdos apresentados. O objetivo deste trabalho é salientar a importância da ludicidade nos estratégias do professor, para que o ensino aprendizagem seja conquistada e ampliada. Deve-se aprofundar-se sobre o papel dos jogos e brincadeiras , seguindo seus avanços e não podem dissociar da infância ,pois os jogos e brincadeiras parte da formação da criança ,onde se insere no contexto social e da construção da própria aprendizagem. Outro fator importante é o ambiente escolar, onde se desenvolve a aprendizagem, porém deveria ser, mas pra que e isso aconteça algumas estratégias devem ser implantadas. Torna-se necessário desenvolveu um trabalho pedagógico que contribua e auxilie a participação do educando de forma construtiva. Cabe ao professor usar a imaginação, admirar-se e ousar. Pensar na atividade lúdica enquanto um meio educacional significa pensar menos no jogo pelo jogo, mas no jogo como instrumento de trabalho ,como meio de atingir objetivos preestabelecidos .O jogo oferece importante contribuição para o desenvolvimento cognitivo ,dando acesso a mais informação e tornando mais rico o conteúdo de pensamento infantil. Paralelamente , o jogo e brincadeira consolida habilidades já denominadas pela criança e a prática das mesmas em novas situações. Está posto no dito popular : “ Que hora de trabalho não é hora de brincar “,porém segundo Pinto e Lima ( 1970),criança quando brinca, trabalha.” Para manter o seu equilíbrio com o seu mundo , a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar” .Ao contrário do desenvolver o conteúdo mediante a proposição de atividades lúdicas, o educador está trabalhando com o processo de construção do conhecimento, respeitando o estágio do desenvolvimento no qual a criança se encontra e de uma forma agradável e significativa para o educador . A criança que brinca sempre com determinação auto - ativa , perseverando esquecendo sua fadiga física , pode certamente torna-se um homem determinado, capaz de auto – sacrifício para promoção de seu bem dos outros... O “ brincar em qualquer tempo não é trivial , é altamente sério e de profunda significação .” ( Frobel ,1999). Palavras chaves: Aprendizagem . jogos . brincadeiras.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectPalavras chaves: Aprendizagem ;jogos ;brincadeiras.
dc.titleProcessos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino fundamental e Educação Infantil
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2850


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