dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar e investigar o desenvolver de uma prática artística ocorrida e ministrada por mim e pela aluna Ariadne Terra durante a disciplina de Educação Artística através do PIBID, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, com os educandos do primeiro ano do Ensino Básico, alunos com idades entre seis, sete e oito anos. No proesente artigo fizemos uso do processo de aprendizagem destes educandos para uma análise das diferentes possibilidades de identificação e reconhecimento que estes alunos, ainda que em fase inicial de suas vidas, sejam capazes de se perceberem dentro de um coletivo, tecendo o exercício da alteridade. Cada inidividuo por si só se percebendo em uma ou outra cultura. Aqui serão objetos de estudo trabalhos feitos com os educandos em uma das aulas cujo a temática principal é o Eixo Urbano iniciado a partir do mês Julho de 2019 na escola. Foi desenvolvido o trabalho de produção de stickers, cada um dos aluno produziu em papel adesivo dois adesivos, fazendo uma colagem nos espaços de convivência, corredores e até refeitório da escola. Cada aluno com a autonomia de escolher onde iria colar. Durante este processo foi avaliado que cada criança possuia formas de se avaliar e concluir os elementos que melhor lhes descreviam, aos seus espaços de conviviência e comunidade, como se da este sentimento de pertencimento em suas áreas, seja a escolar ou onde vivem. Assim foi trabalhado a escolha desses elementos, símbolos e signos que os definiria para que posteriormente apresentassem a sua comunidade escolar. É válido ressaltar que este estudo considera a idade do público que visa analisar e também os dados gerados a partir dos processos criativos de cada educando | |