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dc.contributor.authorDayane Andrade Maia
dc.contributor.authorMARILEI MENDES SANDRI
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:56Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:56Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91641
dc.description.abstractEste trabalho objetiva trazer as percepções dos acadêmicos acerca das experiências vivenciadas, até o momento, no programa Residência Pedagógica – Núcleo de Química, Física e Biologia, a fim de identificar as principais dificuldades encontradas e as contribuições para a formação docente. O problema que se coloca é: Como a proposta interdisciplinar desenvolvida contribui para a formação crítica do futuro professor? Optou-se por construir uma proposta pautada na pesquisa da própria prática e na busca pela interdisciplinaridade, ao considerar os apelos da formação docente ancorados na Racionalidade Crítica. Realizou-se a análise sobre as respostas apresentadas pelos residentes, em seus relatórios parciais encaminhados à CAPES empregando-se a análise de conteúdo. Percebeu-se que o contato com a realidade da escola tem permitido a esses acadêmicos se dar conta de dificuldades que compõem o desafio diário dos professores, como o excessivo número de alunos e condições não favoráveis em para o trabalho em espaços alternativos à sala de aula, como o laboratório de informática e de ciências. Somado a isso, os residentes perceberam suas próprias limitações e inseguranças para o trabalho docente, bem como, perceberam as dificuldades de viabilizar um trabalho interdisciplinar quando o ensino tradicional e fragmentado ainda é imperante. No tocante às contribuições, identificou-se que o programa tem favorecido a construção de um arcabouço didático-metodológico pelos residentes, apoiado numa perspectiva que rompe com o ensino disciplinar e segmentado e, portanto, tem se alinhado ao que solicitam os documentos de formação docente respaldados em racionalidades mais críticas.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectResidência Pedagógica, interdisciplinaridade, formação docente, racionalidade crítica.
dc.titleAS PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2842


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