dc.description.abstract | Este trabalho objetiva trazer as percepções dos acadêmicos acerca das experiências vivenciadas, até o momento, no programa Residência Pedagógica – Núcleo de Química, Física e Biologia, a fim de identificar as principais dificuldades encontradas e as contribuições para a formação docente. O problema que se coloca é: Como a proposta interdisciplinar desenvolvida contribui para a formação crítica do futuro professor? Optou-se por construir uma proposta pautada na pesquisa da própria prática e na busca pela interdisciplinaridade, ao considerar os apelos da formação docente ancorados na Racionalidade Crítica. Realizou-se a análise sobre as respostas apresentadas pelos residentes, em seus relatórios parciais encaminhados à CAPES empregando-se a análise de conteúdo. Percebeu-se que o contato com a realidade da escola tem permitido a esses acadêmicos se dar conta de dificuldades que compõem o desafio diário dos professores, como o excessivo número de alunos e condições não favoráveis em para o trabalho em espaços alternativos à sala de aula, como o laboratório de informática e de ciências. Somado a isso, os residentes perceberam suas próprias limitações e inseguranças para o trabalho docente, bem como, perceberam as dificuldades de viabilizar um trabalho interdisciplinar quando o ensino tradicional e fragmentado ainda é imperante. No tocante às contribuições, identificou-se que o programa tem favorecido a construção de um arcabouço didático-metodológico pelos residentes, apoiado numa perspectiva que rompe com o ensino disciplinar e segmentado e, portanto, tem se alinhado ao que solicitam os documentos de formação docente respaldados em racionalidades mais críticas. | |