Uma proposta de abordagem de tema CTS por meio dos três momentos pedagógicos: uma experiência no Residência Pedagógica da UNIPAMPA
Data
2019-10-08Autor
Romuel Barros Silva
RENATA LINDEMANN
MARCIA VON FIRME
Daiana De Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A abordagem temática freireana é uma forma de apresentação de conteúdos no qual um tema é o que estrutura a abordagem de conteúdos conceituais pelo professor. Os três momentos pedagógicos (3MP) foram propostos pelos autores DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.; PERNAMBUCO, M. M. (2002) como uma forma de transposição das ideias de Freire para a aplicação no ensino de ciências. Como estruturadores dos currículos escolares, os autores propõe esta transposição em forma de uma sequência de três momentos (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento). O objetivo desta abordagem é romper com a cultura do silêncio e a passividade dos estudantes em sala de aula, forçando uma nova forma de interação com o conhecimento e estimulando o protagonismo dos estudantes. Este trabalho trata-se de uma proposta de cinco aulas com diferentes abordagens sobre a temática agrotóxicos e cultura transgênica estruturados pelos 3MP. As aulas foram planejadas durante o componente optativo de Estudos Freirianos e Ensino de Ciências, ofertado na UNIPAMPA campus Bagé no primeiro semestre de letivo 2019 com objetivo de aplicação em uma turma de primeiro ano do ensino médio como residente do Projeto Residência Pedagógica na Escola Barão de Aceguá localizada no município de Aceguá-RS. O tema foi escolhido por configurar a realidade local, na qual muitos estudantes, por serem moradores da zona rural, estarem diretamente relacionados com uso e manipulação de agrotóxicos. Esperamos com este planejamento de ensino possibilitar aos estudantes contato com este tema de forma aprofundada e contextualizada, permitindo a problematização e diálogo a fim de contribuir para assumirem a responsabilidade da aquisição de conhecimentos relevantes a sua realidade e assim estimular a autonomia e o protagonismo dos estudantes.