RELATO DE EXPERIÊNCIA: Educação Ambiental no PIBID BIOLOGIA
Data
2019-10-08Autor
Larissa Gugel
Jefferson Pedroso
Sandra Sabedot
Daniele Franco Martins Machado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, 2019) tem por objetivo principal “inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem”.Em alusão às datas comemorativas do dia Mundial da Água e Meio Ambiente, os bolsistas integrantes do PIBID, realizaram atividades interativas com 15 turmas, abrangendo aproximadamente 400 estudantes das fases de Ensino Fundamental e Médio da Escola de Educação Básica Profª Zélia Scharf, localizada no centro do município de Chapecó, pertencente a região Oeste de Santa Catarina. O principal objetivo das atividades se voltou a desenvolver práticas pedagógicas visando de forma ampla e clara, construir conhecimentos acerca da Educação Ambiental. Em relação ao dia Mundial da Água (22 de março), utilizou-se como material uma maquete, além de banners e imagens. Na maquete continha-se dois cenários, na qual corria um rio em dois cenários distintos, onde em um tinha-se áreas conservadas e outro uma intensa atividade antrópica, buscando trazer exemplos regionais como o rio Uruguai e a sua conservação para a atividade lúdica. Em relação ao Dia do Meio Ambiente (05 de junho), realizou-se a construção de uma teia ecológica e como esta sofre com a decorrência de exclusão dos indivíduos no meio ambiente, utilizou-se como ferramenta principal um barbante. A segunda atividade, onde dois voluntários representavam o “tempo” e o “lenhador”, para esclarecer a relação de desmatamento e tempo de recuperação das florestas. A dinâmica proposta nas duas datas, apresentam como tema principal a conscientização, dando prioridades aos estudantes dentro do ambiente escolar, perante as ações antrópicas que vem ocorrendo e se intensificando ao longo das últimas décadas, principalmente logo após o acontecimento da Revolução Francesa. O aprendizado sobre os mecanismos naturais presentes nos ecossistemas e nos locais que possivelmente irão sofrer com ações antrópicas, demonstra que a ciência dos fatos é um fator chave na construção de um ser cidadão responsável ambientalmente. Para esse processo, o professor deve apostar e acreditar na capacidade do aluno de construir seu próprio conhecimento, incentivando-o e criando situações que o leve a refletir e a estabelecer relação entre diversos contextos do dia a dia (SILVA et al. 2012, p. 2).. Conclui-se que a ocorrência de iniciativas promovidas com parcerias entre Universidade e escola, são de fundamental importância. Visando sempre proporcionar aos estudantes o estímulo a atitudes que contribuem para o dever de cuidar da natureza e dos recursos que está nos dispõem a favor.