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dc.contributor.authorRoberta Kolling Escalante
dc.contributor.authorGraziela Maiara Lunkes
dc.contributor.authorLuana Fin
dc.creatorUniversidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:52Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:52Z
dc.date.issued2019-10-10
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91630
dc.description.abstractAo compreender a relevância da internalização de conceitos científicos na formação docente, percebe-se que esse é um processo por meio do qual a atividade da pessoa é inicialmente mediada por outras pessoas ou artefatos culturais e posteriormente, vem a ser controlada por ela mesma enquanto se apropria e reconstrói recursos para regular sua própria atuação. Este trabalho, à luz da teoria sociocultural de Vygotsky e da teoria cognitiva de aprendizagem significativa de Ausubel, tem como objetivo refletir sobre o papel do mapa conceitual na aprendizagem docente auto-regulada de conhecimentos científicos relativos a ensinar e aprender língua estrangeira. A auto-regulação é entendida como um procedimento ativo que utiliza o pensamento representativo e a memória e implica consciência e intencionalidade no estabelecimento de estratégias metacognitivas. Desta maneira, a metodologia proposta é de natureza qualitativa e interpretativa, tendo como principal instrumento os mapas conceituais elaborados por estudantes do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol de uma instituição pública federal localizada no noroeste do Rio Grande do Sul na avaliação de dois componentes curriculares: Linguística Aplicada ao ensino e aprendizagem da língua espanhola e Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da língua espanhola. A utilização dos mapas, além de instrumentos avaliativos das disciplinas curriculares, permitia compreender a organização conceitual que os licenciandos atribuíam ao conhecimento oriundo dos textos estudados no semestre letivo. Como resultados, observa-se a dificuldade de síntese, de reconhecimento dos tópicos mais importantes e de associação entre os conceitos por parte dos licenciandos. Por outro lado, destaca-se uma melhor apropriação dos conteúdos trabalhados, uma vez que demonstravam uma interação maior entre o conhecimento novo e o já existente, transformando-os. Ressalta-se, a partir da investigação, a relevância do mapa conceitual como ferramenta que possibilita identificar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e oportunizar ao professor de espanhol em formação inicial a recriação de forma sistemática do conhecimento de conceitos em rede para a sua internalização.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectAuto-regulação
dc.subjectMapa conceitual
dc.subjectProfessores de espanhol
dc.titleAprendizagem auto-regulada de professores de espanhol: o mapa conceitual na construção de conhecimentos científicos sobre ensinar e aprender língua estrangeira
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2824


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