dc.description.abstract | Este artigo visa apresentar o processo de implantação do Programa Residência Pedagógica – CAPES na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. As primeiras reflexões partem da construção e análise do projeto institucional e das expectativas e desafios na articulação teoria-prática na formação docente. A adesão ao programa se deu como forma de proporcionar aos licenciandos a oportunidade de vivenciar o processo de gestão de sala de aula, estabelecendo a necessária relação teoria/prática na abordagem da realidade escolar, como também propiciar ao docente em exercício (preceptor) debates e reflexões científicas sobre o processo de formação em termos de políticas educacionais, bem como a melhoria de sua práxis em sala de aula a partir do desenvolvimento de atividades de pesquisa-ação. A decisão da UNIVILLE por aderir ao PRP surge como uma forma de buscar a ampliação do debate sobre a relevância e a necessidade de qualidade durante a formação inicial de professores no contexto de Joinville e as demais cidades vizinhas. Ao propor o desenvolvimento da Residência Pedagógica, a universidade também se move em direção a um novo olhar reflexivo para com as unidades de ensino presentes em nossa cidade e nas quais a instituição atua. Neste contexto, aderir ao PRP vem ao encontro da missão da Univille enquanto universidade comunitária: promover o ensino, a pesquisa e a extensão, além do benefício das bolsas que para os nossos acadêmicos é uma forma de manter-se na universidade. O programa se efetivou organizado em dois projetos multidisciplinares, sendo um deles formado pelos cursos de Educação Física (2 núcleos) e letras e outro por ciências biológicas, história e pedagogia. São oito preceptores (2 voluntários), 45 residentes e 05 escolas campo da rede estadual e municipal de ensino de Joinville-sc. Autores como Garcia (1992, 1999); Nóvoa (1997, 2002); Reis (2015); Roldão (2007) e Tardif (2014) embasaram este estudo. | |