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dc.contributor.authorFabiene Barbosa da Silva
dc.contributor.authorAndressa dos Santos Eifler
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:50Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:50Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91622
dc.description.abstractOs crescentes avanços no âmbito da tecnologia têm sido cada vez mais alvo das especulações humanas. A forma como o homem se comporta diante de tais progressos também tem sido questionada, uma vez que isso pode interferir de maneira positiva ou não, na convivência em sociedade. Dentre essas conquistas, podemos citar o uso da Radioatividade, que vem sendo aplicada em diversas áreas, seja para geração de energia, conservação de alimentos ou até mesmo em práticas da medicina, além de outras aplicações. No entanto, quando falamos em Radioatividade, é comum o surgimento de temas como acidentes nucleares ou ainda as famosas bombas atômicas, criando assim uma visão de que apenas a destruição é gerada por ela. Modificar essas concepções é hoje um grande desafio para a Ciência, visto que elas estão enraizadas em nossa cultura por conta de acontecimentos históricos que culminaram com tragédias, das quais seus efeitos podem ser observados até os dias atuais. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar as concepções de alunos do ensino médio a respeito do papel da radioatividade na sociedade. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa com coleta de dados, através de um questionário aplicado com alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Idália Rocha, no município de Ivaiporã, no Paraná, resultado de uma proposta do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), devido a comemoração dos 74 anos dos ataques com bombas atômicas às cidades de Hiroshima e Nagasaki. Após uma aula expositiva, foi aplicado o questionário com o intuito de indagar os alunos a respeito do uso da Radioatividade e o papel do conhecimento em torno de Física Moderna como essencial no manuseio correto de elementos radioativos. Os resultados obtidos reforçam a ideia da Radioatividade como algo maléfico na perspectiva dos alunos, pois quando questionados a respeito deste conceito, uma parcela significativa a definiram com as palavras explosão, morte e destruição. Mediante esses resultados, é notável a importância do ensino de Física Moderna alicerçada no tripé Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que tem por objetivo, propiciar ao aluno o contato com os aspectos científico, social e tecnológico, a partir de situações reais e que permitam a estes, refletir até que ponto a tecnologia é benéfica ou maléfica para a sociedade e qual o papel da Ciência nesse contexto.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectRadioatividade, Física Moderna, CTS, Hiroshima e Nagasaki.
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA FÍSICA MODERNA PARA O USO CORRETO DA RADIOATIVIDADE
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2814


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