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dc.contributor.authorFernando Vieira
dc.contributor.authorEduarda Goulart
dc.contributor.authorIsabel Ferreira Teixeira
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:50Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:50Z
dc.date.issued2019-10-12
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91620
dc.description.abstractEduarda Goulart, Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Universidade Federal do Pampa. eduardagoulartuni@gmail.com. Fernando Vieira, Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Universidade Federal do Pampa. fernando.89.vargas@gmail.com.Isabel Cristina Ferreira Teixeira, Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa – Universidade Federal do Pampa. isabel.teixeira@unipampa.edu.br. O presente trabalho procura compreender a resistência por parte da comunidade escolar em relação ao ensino de português, não pautado somente em questões gramaticais, mas priorizando o entendimento do sentido e das funções de diversos gêneros do discurso (BAKHTIN 1997). Para desenvolver o tema, utilizamos algumas experiências vivenciadas durante a prática docente desenvolvida no Programa Residência Pedagógica, Núcleo de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Pampa- Campus Bagé, que trabalha com uma perspectiva textual e discursiva e que compreende a linguagem enquanto interação, embasado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Levando em consideração a perspectiva com a qual trabalhamos, buscamos discutir as dificuldades encontradas diante da resistência da escola em um ensino pautado a partir de gêneros discursivos. Entendemos que essa resistência ocorre, em parte, devido à descrença em novas metodologias de ensino de língua e, por outra, ao apego ao ensino gramatical. É relevante destacar a importância de uma desconstrução seguida de uma reconstrução por parte da comunidade escolar, que deve se apropriar de diferentes formas de ensinar. O trabalho teve como objetivo, não só analisar a questão, mas também refletir sobre a resistência diante do “novo”, procurando entender quais os motivos que levam a essa atitude por parte da escola em trabalhar de uma forma diferente do habitual. No decorrer das práticas desenvolvidas junto aos alunos, também percebemos uma resistência por parte deles, o que nos fez refletir sobre a metodologia que utilizamos, buscando rever como o trabalho ao longo das práticas foi realizado e quais seriam os métodos mais eficazes no processo de ensino.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectFormação docente, ensino gramatical, gêneros do discurso
dc.titleDIFICULDADES NO ENSINO DE LÍNGUA ATRAVÉS DE GÊNEROS DO DISCURSO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIPAMPA: FORMAÇÃO DOCENTE NO HORIZONTE DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2812


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