Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRoberta Escalante
dc.contributor.authorEliane Kroth Ferreira
dc.contributor.authorLetícia Martins
dc.contributor.authorJean Silva Ajala
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:48Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:48Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91615
dc.description.abstractReconhecendo a relevância do currículo desde a educação básica até a universitária, percebe-se que ele materializa e possibilita as intenções e orientações expressas no projeto pedagógico. Nesse sentido, o presente trabalho é uma pesquisa documental, realizada a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de licenciatura em Letras Português e Espanhol de uma universidade pública federal no Rio Grande do Sul, e tem como objetivo discutir o currículo, especialmente os componentes voltados à formação de professores de língua espanhola, e sua relação com conceitos científicos que subjazem diretrizes curriculares de Língua Estrangeira (LE) na Educação Básica como propostas curriculares nacionais de ensino fundamental e médio (PCN e PCNEM), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Parte-se de uma metodologia qualitativa e interpretativista, fundamentada na perspectiva sociocultural de que o conhecimento é negociado socialmente e emerge de práticas sociais situadas e na compreensão de que a cognição humana é construída por meio de artefatos semióticos, que medeiam as interações e criam as formas de pensamento superiores, unicamente humanas. Os resultados apontam que as relações entre o currículo na área de espanhol e as diretrizes curriculares de LE são quase imperceptíveis, destacando-se apenas os conceitos de gêneros do discurso e variação linguística, evidenciados em ementas de disciplinas de língua espanhola. Percebe-se, então, que as discussões teóricas sobre ensinar e aprender LE, que poderiam ser propostas por diversos componentes do currículo e em todos os semestres do curso, acabam não ocorrendo, ficando condicionadas somente a duas disciplinas. Cabe, por fim, repensar o currículo da licenciatura em consonância com as diretrizes de LE de âmbito nacional, a fim de que ele esteja sintonizado com as tendências das teorias sobre a linguagem propostas nestes documentos e de que os licenciandos possam acessar e vivenciar a complexidade dos conceitos científicos ali presentes ao longo de diferentes componentes curriculares do curso de formação inicial em Letras.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectCurrículo Letras, Professores Espanhol, Formação Inicial, Diretrizes Educação Básica
dc.titleFORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL: CONEXÕES ENTRE O CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS E AS DIRETRIZES NACIONAIS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2807


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples