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dc.contributor.authorGuilherme Carvalho
dc.contributor.authorGeovanna Moreira Bertim
dc.contributor.authorMaristela Walker
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:46Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:46Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91609
dc.description.abstractA cinematografia, como expressão de arte, não surgiu somente com este propósito, mas se tornou fundamental como recurso tecnológico para a produção do conhecimento científico. Autores relacionados aos Estudos Culturais salientam a importância dos efeitos que as diversas produções da cultura operam sobre a identidade dos indivíduos na contemporaneidade, nela incluindo as diversas mídias. O cinema enquanto recurso midiático, incorporou elementos e dimensões dos processos educacionais que o qualificaram a integrar às proporções pedagógicas, temáticas relacionadas as pluralidades, sendo essenciais para um processo de inclusão social não homogêneo. Objetivou-se neste projeto, propiciar e subsidiar o acesso a reflexões, discussões, debates, de um conjunto de filmes de diferentes categorias e gêneros, sobre temas relacionados às diversidades entre alunos, servidores da UTFPR Santa Helena e a comunidade em geral. Buscamos responder as seguintes indagações: Como compreender os elementos comuns e as singularidades entre as culturas? Seria o cinema uma estratégia eficaz para aprofundar as discussões sobre as temáticas das diversidades? Nosso modelo teórico pauta-se a partir da metodologia de análise de conteúdo, que é utilizada para descrever e interpretar o conteúdo de documentos, textos, e no caso, filmes. Essa análise foi proposta por Bardin, e conduz descrições sistemáticas, quantitativas ou qualitativas, contribuindo para reinterpretação de mensagens e conceitos relacionados aos filmes apresentados, a fim de atingir uma compreensão que vá além de uma leitura comum. Como resultado, houve aproximação das comunidades interna e externa a partir de discussões sobre as temáticas consideradas tabu na sociedade, além do aprimoramento em relação a percepção da linguagem fílmica. A partir da exibição de cada obra, os telespectadores puderam refletir sobre as temáticas apresentadas, e com os debates promovidos, questionar suas crenças, valores, a respeito das diversidades presentes em nosso cotidiano.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectCinema
dc.subjectFormação de Professores
dc.subjectDiversidade e Estudos Culturais
dc.subjectEducação e Inclusão.
dc.titleA SÉTIMA ARTE ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PARA DISCUTIR AS DIVERSIDADES.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2799


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