dc.description.abstract | MaiaraFranciscon Daiany Borrasca Gatti Verônica Rodrigues de Moraes 1IFPR – Campus Jacarezinho Encontra-se no ensino de química, na maioria das vezes, utilização de metodologias tradicionais que não despertam o interesse dos estudantes em aprender o conteúdo no ensino médio. Entretanto, os jogos didáticos podem se tornar uma ferramenta inovadora no processo de ensino e aprendizagem. Partindo deste princípio, buscou-se levar para a sala de aula uma metodologia diferenciada, inserindo o lúdico em forma de jogos didáticos e práticas experimentais, com a intenção de provocar o interesse e estimular os estudantes a compreenderem o estudo da química. A presente pesquisa está sendo desenvolvida com os alunos do ensino médio do Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho, de faixa etária entre quinze e dezoito anos, a fim de investigar a afetividade do lúdico como prática docente. A proposta da unidade foi fundamentada em trazer teorias que possam enriquecer os conceitos de forma mais participativa e problematizadora. Cada atividade tem como objetivo incentivar os estudantes a pensarem sobre os conteúdos, potencializando a aprendizagem. O estudante não necessita realizar provas tradicionais, que partem de práticas de memorização de conceitos e o professor passa ser um mentor. As atividades abrangem várias áreas de estudo da química, como estrutura atômica, distribuição eletrônica, tabela periódica, funções orgânicas e inorgânicas, entre outros. Assim, foram aplicados jogos e/ou práticas de laboratório, referentes a cada conteúdo lecionado durante as aulas ministradas pelos residentes. Percebe-se que ao trabalhar jogos e práticas ocorre uma interação maior, onde o aluno alterna momentos sozinhos e em grupos; onde desenvolvem a cooperação, respeito, participação e o pensamento crítico, promovendo assim, uma aprendizagem significativa. | |