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dc.contributor.authorRaquel Teixeira
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:44Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:44Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91600
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado como Contribuição da química forense no ensino médio: uma proposta metodológica de atividade significativa contextualizada para o ensino de química é de autoria de Raquel Lopes Teixeira, Elisabete de Avila da Silva e Maria Regina de Oliveira Casartelli. O Ensino de Química por muitas vezes é visto pelos alunos como algo abstrato e simbólico, uma vez que, em grande parte dos conteúdos trabalhados em sala de aula, pode-se apenas ilustrar de modo imaginário, dificultando, em geral, a apropriação do conhecimento dos alunos. Sob esta concepção, muitos autores defendem a contextualização no Ensino de Química, visando aproximar o conteúdo químico do cotidiano do aluno, tornando-se assim um facilitador no aprendizado. Com esta visão perceptiva e reflexiva, o presente trabalho teve como objetivo preparar e aplicar uma proposta de atividade metodológica significativa contextualizada em uma das subáreas da Química forense – Perícia Química na Área Criminal, em aulas de Química no ensino médio. Para tanto, o trabalho foi aplicado em uma turma de primeiro ano do Ensino Regular noturno, em uma Escola Estadual de Ensino Médio do município de Bagé – RS. Para contextualizar a temática sobre Química forense - Perícia Química para o Ensino de Química preparou-se uma sequência didática com diferentes atividades teóricas e práticas para as intervenções pedagógicas com o grupo de alunos. Inicialmente, a apresentação da temática Química se realizou de forma expositiva onde foram destacados alguns dos conceitos, definições e termos químicos e científicos necessários para os alunos se apropriarem de noções conceituais de Química forense. Na continuidade da sequência didática, apresenta-se uma aula com atividades práticas, onde os alunos realizaram análises experimentais adaptadas para aplicação em sala de aula, segundo protocolos de métodos e técnicas disponíveis na literatura e rotineiramente usados na Perícia Química, para análises de crimes. . Considera-se que a proposta metodológica com tema gerador Química Forense alcançou resultados positivos se observadas a participação e motivação dos alunos, o que possibilitou retomar e introduzir conceitos Químicos, tais como: Soluções; Forças Intermoleculares; Separação de Misturas e Mudanças de Estados Físicos da Matéria. Além disso, possibilitou a identificação e criticidade de problemas de âmbito social causados tanto de forma local como global relacionados ao conhecimento Químico.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectContextualização. Ensino de Química. Química Forense. Atividade significativa.
dc.titleCONTRIBUIÇÃO DA QUÍMICA FORENSE NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ATIVIDADE SIGNIFICATIVA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2783


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