Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLeno Rodrigues
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:43Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:43Z
dc.date.issued2019-10-11
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91599
dc.description.abstractA pesquisa apresentada compõe uma prática investigativa proposta na componente curricular de Organização do Trabalho Pedagógico na Escola, ofertada pelo curso de Licenciatura em Química da Unipampa - campus Bagé. Investigam-se práticas e concepções de interdisciplinaridade dentro do contexto escolar, principalmente na organização pedagógica entre docentes de diferentes áreas de conhecimento. A pesquisa, no cenário educacional, justifica-se pela necessidade de contemplar a discussão sobre interdisciplinaridade no sentido de aproximar o indivíduo de sua realidade, permitindo a ele uma visão mais crítico-reflexiva de mundo, bem como a resolução de situações-problemas encontradas no cotidiano e que não se satisfazem apenas com estudos específicos de disciplinas e conhecimentos fragmentados. Pretende-se pesquisar se há ocorrência de práticas interdisciplinares e de que forma elas acontecem, a partir da realidade de uma escola de ensino médio da cidade de Bagé. Além disso, busca-se compreender como os professores lidam com isso, quais as facilidades e obstáculos enfrentados cotidianamente. A pesquisa, de cunho exploratório possui uma metodologia que se divide em 4 momentos: 1) estudo bibliográfico; 2) visita à escola para solicitar autorização para a realização da pesquisa e coleta de dados com os docentes através da aplicação dos questionários e algumas entrevistas; 3) análise do conteúdo e resultados obtidos; 4) socialização do trabalho em eventos. O trabalho teve início em 2018/1, no mês de março e foi realizado até julho do corrente ano. Espera-se com este trabalho qualificar a formação inicial dos autores e promover a discussão sobre a temática investigada.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectInterdisciplinaridade, Química, Ensino de Ciências Naturais e Humanas, Docentes
dc.titleINTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: EM BUSCA DE PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2781


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples