dc.description.abstract | A oferta de cursos de pós-graduação na área de Ensino vem aumentando por todo o país, saltando de 7 Programas de Pós-Graduação ofertados em 2000, para 157 no ano de 2017, estando concentrados principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a oferta do curso de Licenciatura em Química fez com que projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de Ensino de Química fossem implementados. O presente trabalho tem o objetivo de relacionar a disponibilidade da participação em tais projetos com o índice de ingresso dos egressos do curso de Licenciatura em Química da UEPG em cursos de Pós-Graduação na modalidade stricto sensu na área de Ensino e/ou Educação. Para isso, analisou-se as informações sobre a formação acadêmica, presentes nos currículos Lattes dos alunos concluintes da graduação em Licenciatura em Química na UEPG no período de 2000 a 2017, disponibilizados na plataforma do CNPq. O curso obteve um total de 284 concluintes no período analisado, sendo que 43% destes ingressou em algum curso de pós-graduação na área de Química, Ensino e/ou Educação. Ao comparar o número de projetos de ensino, pesquisa e extensão ofertados por ano na área de Ensino de Química na instituição com o percentual de egressos ingressantes na pós-graduação na área de Ensino e/ou Educação, pode-se perceber que o índice de ingresso em cursos de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino e/ou Educação por parte dos egressos concluintes no período em que houveram mais projetos ofertados foi significativamente maior. Isso pois a vivência nos projetos de ensino, pesquisa e extensão da área de Ensino de Química durante a graduação propiciou a esses egressos uma série de experiências importantes, que fizeram com que estes desenvolvessem o pertencimento e identificação com esta área, a ponto de ingressarem em cursos de Pós-Graduação na mesma. | |