dc.description.abstract | A Tabela Periódica é um dos conteúdos da disciplina de Química abordados no Ensino Médio, de grande importância para a construção do conhecimento químico por parte dos alunos, pois permeia muitos outros conteúdos da disciplina. Para uma aprendizagem significativa as concepções prévias do aprendiz são um quesito de grande influência e que devem ser trabalhadas, de forma a colaborar com a aquisição de novas compreensões. Desta forma, o presente trabalho apresenta uma análise das ideias prévias de 24 alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio de um colégio público do município de Ponta Grossa-PR sobre Tabela Periódica, a fim de nortear a elaboração de um projeto a ser aplicado na mesma turma, e que visa a aprendizagem significativa de tal conteúdo. Para coleta de dados realizou-se a aplicação de um questionário na turma analisada. Para análise dos dados, fez-se uso da metodologia de Análise Textual Discursiva, seguindo assim suas etapas para categorização e análise das ideias. Através da análise foi possível perceber o quanto os alunos se prendem ao nível representacional do conhecimento químico desse tema, bem como possuem uma visão da Tabela Periódica como um material de consulta. Por outro lado, muitos demonstram acreditar que a tabela auxilia na compreensão de fatos do cotidiano, contextualizando esse conteúdo. Além disso, os alunos demonstram conhecer a importância do papel da pesquisa científica na construção da tabela, e de como a descoberta dos elementos químicos e a elaboração da Tabela Periódica caminharam juntos e foram mutuamente importantes. Saber quais são as concepções prévias da turma a respeito da Tabela Periódica foi de grande contribuição para a elaboração de um projeto que está sendo aplicado na mesma, pois elas indicam vários pontos que devem ser levados em conta na abordagem do tema, de modo a possibilitar a turma uma aprendizagem significativa. | |