dc.description.abstract | O propósito deste documento se configura no interesse em trazer ao leitor algumas considerações sobre as POLÍTICAS PÚBLICAS voltadas para a FORMAÇÃO DOCENTE no município de Paranaguá no estado do Paraná na última década. Embora a escrita seja breve, julga-se importante mencionar que muito progresso em relação a essa temática foi alcançado, mesmo que ainda seja necessário muito empenho e investimento para que uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE se efetive na vida das crianças pequenas que são atendidas no cotidiano das escolas municipais. Considera-se a escola como um lugar privilegiado, um espaço preparado para que ao sujeito seja possível se desenvolver em sua integralidade, visto que se fala de uma condição prevista na forma lei, em diferentes instrumentos como, por exemplo, a Constituição Federal, a Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação e ainda a Base Nacional Comum Curricular, porém a prática revela que poucos profissionais que atuam nas escolas, nas salas de aula encontram meios para materializar o que se apropriaram na teoria nas vidas das crianças. Ainda hoje, é possível observar no diálogo informal nos corredores das escolas, nas reuniões de formação, ou mesmo na sala dos professores no horário do café que uma maioria esmagadora de professores desconhece o real papel da escola pública, isto acontece, ao ouvir-se reclamações sobre qualquer formato de atendimento ao professor apresentado, ou pela Secretaria de Educação, Empresa contratada para formação ou mesmo a Equipe Pedagógica da escola. Frases como “Nossa, é sempre a mesma coisa!” ou “A família não ajuda”, “Ninguém quer aprender nada” ou ainda, “Estão pensando que aqui é escola particular?” São tantas pérolas que se torna difícil elencar uma Política Pública que não receba críticas do professorado. Neste município, há Formação Continuada para os professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Hora Atividade respeitada, Atendimento Educacional Especializado funcionando e atendendo, na medida do possível com eficiência. Investimento em materiais didáticos e infraestrutura, além de outros segmentos contemplados, na perspectiva de Política Pública permanente. Apesar de termos vivenciado grande avanço no jeito de fazer educação em nosso país, a formação do professor se caracteriza, ainda hoje como um ponto de tensão para o sucesso da escola, no que diz respeito a formação humana do educando, ou seja a TRANSFORMAÇÃO DO SUJEITO QUE TEMOS PARA O SUJEITO QUE QUEREMOS. Observa-se que mudanças acontecem lentamente. Pode-se mencionar a dificuldade apresentada pelo professor em se ver como alguém responsável pela prática pedagógica. Sendo assim em momento algum, relata-se que talvez a prática pedagógica necessite ser revista, reavaliada e planejada considerando o aluno enquanto sujeito constituído de direitos. | |