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dc.contributor.authorAna Luiza Vonijone Benato
dc.contributor.authorFelipe de Souza Schelbauer
dc.contributor.authorCleiton Reis
dc.contributor.authorNicole Giovanna de Souza Coelho
dc.contributor.authorRogério Goulart da Silva
dc.contributor.authorFabíola Paiva Iactchak PRZYBYLSKI
dc.creatorUFPR
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:35Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:35Z
dc.date.issued2019-10-09
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91571
dc.description.abstractA Educação Física Escolar, assim como outras matérias do Currículo Nacional Brasileiro, segue as referenciações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma vez que esta é obrigatória e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional da Educação. Entretanto, ao observar a Competência Específica número 10 da Educação Física para o Ensino Fundamental – “Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo”. Na Escola Municipal Júlia Amaral di Lenna, situada na cidade de Curitiba – PR, a professora supervisora do Pibid/UFPR/Educação Física desenvolve o Projeto Escolas do Mundo que em 2019 envolveu os jogos e brincadeiras das tribos indígenas brasileiras. O objetivo foi introduzir outras culturas para os alunos, valorizando o conhecimento produzido por outros povos e o respeito a diferença/diversidade, sem infringir a BNCC, e apontar como o conhecimento de outras culturas pode influenciar na construção da infância de um indivíduo. Os jogos e brincadeiras são dotados de significados e sentidos culturais e quando a criança brinca aprende os significados da cultura ao mesmo que cria/recria a cultura simbolicamente. O Projeto consiste em mostrar de que maneira as crianças de outras culturas desenvolvem suas experiências sociocorporais em suas respectivas escolas. Foram trabalhados os jogos e brincadeiras: Arranca Mandioca, Toloi Kunnhugu, Peteca, Arremesso de Lança, Arco e Flecha, Corrida, Corrida com Tora, Futebol Tradicional e Jikunahati (futebol de cabeça), kopii kopii (peteca), uatá (pula cela), ketinho mitselli (cama de gato) , entre outros com alunos do 2º ano do ensino fundamental. Contextualizamos os jogos e brincadeiras com apresentação de vídeos, power point, imagens impressas, prática e ensinamentos corporais em si. As brincadeiras são apropriações de significados: dançar, cantar, lutar, jogar peteca, flechar, remar, nadar no rio, subir em árvores, construir os brinquedos com recursos da natureza. E nas brincadeiras, ser guerreiro, ser mãe, ser caçador, ser homem, ser mulher, ser indígena. Ao brincar, aprende-se a ser Xavante; aprende-se a ser Bororo, aprende-se a ser Tapirapé; aprende-se a ser alguém que se identifica e é identificado por seu grupo. Ser igual e ser diferente do Outro. A experiência demonstrou que além de expandir o repertório intelectual das crianças, propiciou um maior entendimento acerca do mundo e, consequentemente, das diferentes formas de viver.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectjogos e brincadeiras
dc.subjectdiversidade
dc.subjectdiferença
dc.titleINSERÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2739


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