Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJoci Moscaleski
dc.contributor.authorNataly Linhares
dc.contributor.authorPatricia Lucia Freitas
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:34Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:34Z
dc.date.issued2019-10-07
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91567
dc.description.abstractNeste trabalho nos propomos a levantar alguns elementos que possibilitem uma reflexão e análise em torno dos aspectos relativos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como componente curricular e de grande importância na formação acadêmica dos licenciandos e futuros professores. O PIBID proporciona aos acadêmicos de licenciatura a oportunidade de se inserir em campo, para compreender a complexidade, e a realidade do cotidiano das escolas da educação básica na rede pública, contando com alunos bolsistas e também voluntários, possibilitando também, uma interlocução que ocorre entre as instituições de ensino superior e as escolas da rede pública através desse programa, já que as mesmas criam um vínculo e durante todo o desenvolvimento do programa, professores do ensino superior e professores das escolas públicas também estabelecem um diálogo, podendo refletir sobre a própria prática docente. Durante a formação universitária dos futuros profissionais da educação, os acadêmicos acabam tendo um contato maior com teorias e técnicas, do que com a experiência prática, com isso a dificuldade fica expressamente nítida sobre entender o que é a escola, seu funcionamento e como foi constituída no contexto histórico-social. O contato é unicamente por estágios obrigatórios, que muitas das vezes não é possível identificar a realidade da instituição, apesar de obrigatório e inserido na grade curricular dos cursos de licenciatura, não possibilita o desenvolvimento das habilidades profissionais e a obtenção do conhecimento necessário para se enfrentar a complexidade das situações corriqueiras que ocorrem nas instituições escolares. A abordagem metodológica utilizada neste trabalho foi de cunho exploratório, pois foi através das experiências vivenciadas e da construção do conhecimento empírico mediante as observações realizadas pelas acadêmicas do Curso de Licenciatura em Pedagogia durante a participação no programa, que analisamos e refletimos a importância dos programas de iniciação à docência, dialogando assim, com a visão de alguns autores.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectIniciação à Docência
dc.subjectFormação Docente
dc.subjectPrática Docente
dc.titleA IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS DOCENTES
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2731


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples